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Alimentos funcionais e Câncer de Mama

A literatura reconhece que fatores dietéticos representam 30% das causas de câncer, sendo somente superado pelo tabaco, como fator de risco previnível. Pesquisas destacam que certos componentes da dieta tem função quimiopreventiva, como alguns alimentos funcionais, especialmente no câncer de mama.

Principais alimentos preventivos contra o câncer de mama:

- Óleo de peixe: é uma grande fonte do ácido graxo essencial ômega-3 que tem sido mostrado em diversos estudos inibindo a formação do câncer de mama, assim como metástases. O ômega-3 quando em quantidade suficiente na dieta compete com o ácido graxo ômega-6 (óleos vgetais, margarinas), um tipo de gordura responsável por mediar diversas funções, incluindo a proliferação celular, invasividade, função imune e metástase do tumor;

- Semente de linhaça: tanto a semente de linhaça marrom como a dourada, tem o potencial de causar diminuição na taxa de crescimento do tumor mamário. Ela deve ser consumida triturada, pois é dessa maneira que conseguimos digerir e absorver os compostos ativos da linhaça, entre eles as lignanas e a gordura ômega-3;

- Brócolis, couve-flor, repolho e couve de bruxelas: o componente ativo  destes vegetais é o indol-3-carbinol que pode alterar o metabolismo do estrogênio, previnindo o risco de câncer de mama;

- Chá verde: estudos com linhagens celulares indicaram a eficácia da inibição de crescimento de células tumorais através dos plifenóis do chá verde. O consumo indicado é de 3 a 5 xícaras de chá por dia;

- Fibras alimentares: dietas ricas em fibras estão associadas a uma menor incidência de câncer. Alguns estudos mostraram que dietas ricas em fibras reduziram os níveis de estradiol sanguíneo, reduzindo assim o risco de câncer de mama. Alimentos ricos em fibras são:  All Bran, farelo de trigo, gérmen de trigo, pipoca pronta, farinha de trigo integral, aveia, pães integrais, arroz integral, massas integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), frutas frescas e secas, verduras e legumes.


DICAS DE COMO ACRESCENTAR ALIMENTOS FUNCIONAIS À SUA ALIMENTAÇÃO:

-    Coma mais peixes ricos em ômega-3, como arenque, salmão, sardinha, cavala, atum, pelo menos três vezes por semana;
-    Acrescente semente de linhaça triturada, farelo de trigo, farelo de aveia à saladas, sucos, sopas, pães, bolos, iogurte ou frutas;
-    Consuma diariamente duas xícaras de vegetais como brócolis, couve-flor, repolho ou couve-de-bruxelas. Eles podem ser cozidos no vapor ou consumidos em sopa;
-    Entre as refeições tome chá verde, preferencialmente preparado com as folhas. Deixe o chá em infusão de 3 a 5 minutos. Depois de pronto você pode guardá-lo em geladeira e consumi-lo nas próximas 24 horas, quente ou gelado;
-    Consuma quatro porções de fruta in natura por dia;
-    Consuma um prato de sobremesa de saladas cruas antes almoço e do jantar ou até mesmo com sanduíches;
-    Troque os cereais refinados pelos integrais como arroz, macarrão, pães, cereais matinais;
-    Consuma pelo menos uma concha de leguminosa por dia como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico;
-    O azeite de oliva também é saudável para a saúde da mama. Utilize preferencialmente o azeite extra virgem, sem aquecê-lo. Você pode usá-lo como tempero de saladas, ou regando a comida ou nos pães em substituição à margarina e manteiga.

 

Marina Crippa
Nutricionista